terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Mutirão de Roçada e Fandango Caiçara

"Antigamente, os caiçaras organizavam mutirões, também chamados de “ajuntórios”, para preparar as roças plantio, fazer as colheitas ou então para “puxar a canoa” da floresta para o sítio. No final do dia, esse trabalho comunitário era “pago” pelo anfitrião com o oferecimento da festa de fandango que reunia o bailado, com batidas de mãos e pés, e a música executada com instrumentos artesanais como a viola, a rabeca, o adufo e o machete (cavaco). As noites eram animadas por cantadores populares que apresentavam peças tradicionais com letras que traziam suas histórias, lendas, causos, tradições e crenças. Para o caiçara o fandango não era somente uma dança, mas sim um universo social onde eles podiam viver alegre e tranqüilamente."

Oi pessoal, tudo bem?

Escrevo p/ convidá-la (o) p/ o "Mutirão de Roçada e Fandango Caiçara" que acontecerá nesse sábado (20/12), na comunidade caiçara do Ariri, localizada em Cananéia (SP), na divisa com o Estado do Paraná.Na oportunidade, assim como faziam os antigos caiçaras, participaremos coletivamente da lida com a terra na roça e do preparo do grande almoço comunitário que terá no cardápio pratos típicos caiçaras feitos com produtos da agricultura familiar e da pesca artesanal. E no final do dia a grande festa!!!Vindos de várias comunidades de Cananéia, Ilha do Cardoso, Guaraqueçaba e Superagui, mestres e aprendizes do fandango caiçara animarão a turma a noite inteira até o sol raiar!!! Além disso, teremos a exibição de filmes e documentários sobre a cultura caiçara e as belezas do Vale do Ribeira.

Mais informações: Lúcia (13) 9166-3755 ou Fernando (13) 9777-0030 ou botocinza@uol.com.br.

Pode chegar que a casa é nossa!

ET.: A iniciativa da Comunidade do Ariri tem o apoio: Coletivo Educador do Lagamar, Ponto de Cultura "Caiçaras"/IPeC, Coletivo Jovem Caiçara, Sala Verde Cananéia, Pontão de Cultura Frutos do Brasil, Escunas Lagamar, Pousada Cardoso, Golfinho Plaza Hotel, Restaurante Sambaqui e Papel & Cia.

O Blog também apoia está iniciativa maravilhosa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário